Santo André Avelino




    Santo André Avelino, um guia amável, um Clérigo do século XVI, dedicado à plena renovação da vida Cristã. Nasceu em Castronuovo, na região da Lucânia, na Itália, em 1521. Seus pais foram o Sr. João Avelino e a Sra. Margarida Apella.
     Era um jovem repleto de boas qualidades: saudável, bonito, dedicado, generoso, inteligente; seus encantos pessoais despertavam sempre o interesse feminino, causando-lhe até sérios transtornos no seu itinerário vocacional. Desde cedo dedicou muito a Deus e às atividades da Igreja.
     Fez os estudos humanitários com seu tio, Pe. César, que era Pároco da aldeia local. Depois prosseguiu seus estudos em Senise, há uns quinze quilômetros de casa. Cursou a Universidade de Nápoles formando-se em Direito. Depois de um curto tempo de atividades jurídicas, pediu o ingresso na Ordem do Clérigos Regulares – Padres Teatinos.
     Foi recebido na Casa de São Paulo Maior daquela cidade, no dia 30 de novembro, na festa de Santo André Apóstolo, chamado o “Apóstolo da Cruz” e de quem era grande devoto; por isso em sua homenagem mudou o nome de batistmo que era Lanceloto, pelo nome de “André”, conforme o costume daquela época: mudar o nome ao ingressar no convento. Fez o noviciado sob a orientação do Beato João Marinoni, e professou os concelhos evangélicos, em 25 de janeiro de 1558. Acrescentou aos normais votos de obediência, castidade e pobreza, aquele de também esforçar-se cada dia em ser mais perfeito.
     Foi um interprete fiel do carisma teatino. Escritor de varias obras de teologia, bem como de milhares de cartas de direção espiritual. Nesse ofício muito se distinguiu, bem como no confessionário.
     Alcançou idade avançada de 88 anos e morreu em 10 de novembro de 1608 aos pés do altar, na cidade de Nápoles, na casa religiosa adstrita à igreja de São Paulo Maior. Começava a missa e, enquanto dizia: “Subirei ao Altar de Deus”, sua alma subiu ao céu...
     Tendo sido beatificado , em 1624, pelo papa urbano VIII, foi canonizado por Clemente XI, em 22 de maio de 1712. Sua festa é celebrada, em várias partes do mundo, em 10 de novembro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.